Arquétipos Arquetípicos
Arquétipos — do grego, arche (origem, primordial) + typos (molde, impressão) — são tipos de personagens ou conceitos que existem na imaginação de quase todos os povos do mundo. São coisas que, se você mencionar para qualquer pessoa que já tenha ouvido muitas histórias, ela provavelmente teria uma boa ideia do que você está falando. Claro, duas pessoas podem ter interpretações diferentes, mas elas ainda vão conhecer o arquétipo.
Arquétipos são muito úteis na escrita, já que essas figuras presentes na mente de muitos ajudam a expressar algumas coisas que de outro jeito iam precisar de muita explicação. Mesmo se não fossem úteis na escrita — o que eles são! — eles ainda seriam úteis para estudar as histórias dos seus autores favoritos — afinal, nada melhor do que aprender com os mestres, não é mesmo?
Arquétipo vs Estereótipo
É importante entender a diferença entre arquétipo e estereótipo. Isso poderia ser melhor explicado em outro texto, mas como resumo saiba que um arquétipo é um molde genérico: ele não diz sobre idade, gênero, etnia ou qualquer outro detalhe de um personagem específico — um mentor pode ser tanto um velho barbudo quanto uma garotinha de seis anos; o que define o mentor é que ele ensina. Já estereótipos — grego estereós (sólido) + typos (molde, impressão) — são também conceitos comuns, mas são mais específicos, mais limitados, e conhecidos por um grupo menor de pessoas.
Arquétipos Comuns
Se eu consegui de convencer que arquétipos são úteis, bom! O próximo passo seria conhecer mais sobre cada um deles. Para facilitar sua vida — e para complicar a minha — aqui vai uma lista de alguns arquétipos comuns (mas não todos):
Herói
O que define um herói é sua vontade. Para um herói, se há vontade, há um caminho. Sua convicção e seu desejo de seguir esse caminho é o que torna esse arquétipo tão cativante. Um herói pode vir de vários tamanhos e formas, como um herói comum, um herói épico, um herói trágico, um anti-herói ou combinações desses. Exemplos: Super-homem (DC Comics), Luke Skywalker (Guerra nas Estrelas) e Naruto (Naruto).
Vilão
Um vilão é tecnicamente um herói invertido. Ele também é definido por uma vontade, mas seu objetivo tende a ser mais perverso em natureza. Então eu diria que um vilão é definido pelo seu conflito (homem vs homem, homem vs máquina, homem vs si mesmo, _et cetera_. Eu posso escrever uma postagem sobre tipos de conflito). Um vilão existe para se opor a algo. Exemplos: Thanos (Marvel Comics), Freeza (Dragon Ball) e Sauron (Senhor dos Anéis).
Mentor
Sem dúvida alguma, o que define o mentor é o que ele tem para ensinar. Enquanto é comum o estereótipo de velho sábio, um mentor pode ser qualquer coisa, contanto que ele tenha algo para ensinar. Mesmo assim, um bom mentor transcende o conhecimento que ele ensina, de forma que aprender dito conhecimento através dele — em oposição a outra fonte — é especial de certo modo. Exemplos: Obi-Wan Kenobi (Guerra nas Estrelas), Mestre Kame (Dragon Ball), e Jiraya (Naruto).
Guardião do Limiar
O guardião do limiar é a barreira entre dois mundos, ou dois níveis. Ele é um teste, que serve para definir se outro personagem está pronto ou não. Ele pode ser qualquer coisa, personagem ou evento (isso também vale para os outros, mas mais para o guardião). Exemplos: Esfinge e Minotauro (mitologia grega).
Sombra
A reflexão sombria do herói. Ele é igualzinho ao herói, mas todas as falhas do herói são mais fortes nele. Não só isso, mas onde no herói é uma qualidade, nele é uma falha. É o lado primitivo do consciente. Exemplo: Kurama (Naruto) deixe de ser mais para o final.
Conclusão
Espero que meu despejo de ideias tenha ficado claro até aqui. Arquétipos são uma ferramenta muito útil tanto para criar quanto para analizar histórias, então eu recomendo vocês irem atrás e descobrirem mais sobre os diferentes tipos de arquétipos que existem, porque este texto foi apenas uma introdução. Se vocês pedirem, eu posso explicar cada um desses arquétipos mais a fundo e outros que vocês sugerirem, além de outros tópicos da escrita :).
Por fim, alguns exercícios. Tente classificar os arquétipos dos seus personagens favoritos, e de outros personagens das suas histórias favoritas. Por fim, tente montar um personagem utilizando três arquétipos, retirando esses arquétipos de três dos seus personagens favoritos. Claro, tem mais do que arquétipos em um personagem — a floresta é mais do que suas árvores — mas deve servir por enquanto. Ah, e compartilhe suas respostas no comentários! E que tal um jogo de troca de figurinhas? Comentem nas respostas de outras pessoas, o que vocês acham e o que vocês sugerem. Por hoje é isso.
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